Projetos Pedagógicos

Festa da Família:
Toda a família é convidada para desfrutar uma manhã de sábado, em que são preparadas atividades que envolvem pais e filhos.

 

Festa Junina:
Um sábado inteiro de atividades envolvendo essa tradicional festa brasileira. Cada turma apresentará o que estudou sobre o tema e teremos muitas brincadeiras e comidas típicas. O evento acontecerá na Unidade do Recreio.

 

Encontro Cultural:
Um sábado de cultura e informação. É o momento de troca de aprendizagens dos projetos pedagógicos desenvolvidos por toda escola.

 

Olimpíadas:
Durante uma semana os alunos participarão de atividades esportivas, coordenadas pela professora de Educação Física.

 

Circuito FB de Língua Portuguesa e Matemática:
Olimpíada interna envolvendo atividades de lógica, situações-problema, cálculos, ortografia, produção de texto, leitura e interpretação de textos (para as turmas do 2º ao 5º anos).

 

Educação Ambiental:
Projeto que busca promover a conscientização ambiental de toda comunidade escolar, envolvendo-os como colaboradores ativos.

 

Aluno Destaque:
O aluno de maior média trimestral de cada série do Fundamental 2 e Ensino Médio é condecorado ao término de cada trimestre com medalha de honra entregue pela família, em cerimônia especial.

 

Superando Desafios:
Projeto anual que valoriza os alunos com médias iguais ou superiores a 7,5, que são desafiados semanalmente, recebendo e desenvolvendo cinco questões de diferentes disciplinas, de diferentes concursos e/ou vestibulares. Esses estudantes realizam também um simulado trimestral com base nesses desafios, valendo pontuação na MT. Eles são premiados de acordo com o ranking do simulado, com a pontualidade da entrega das questões e manutenção da média trimestral.

Voluntariado:
Objetivando mobilizar nossos alunos para vivenciarem situações de solidariedade e, ao mesmo tempo, estimular a reflexão acerca de questões sociais, nossa escola promove, ao longo do ano, várias campanhas beneficentes, cujas doações são repassadas para instituições que atendem crianças, jovens e idosos.

 

Genialidade:
Projeto que se desenvolve em três fases durante o ano, envolvendo as unidades escolares do Recreio e do Méier. A 1ª fase é composta de 50 questões objetivas de várias disciplinas, e tem uma nota de corte; a 2ª fase é composta de 10 questões dissertativas e também conta com uma nota de corte; na 3ª fase, as questões são orais e participam os alunos de cada série que obtiveram a maior pontuação na fase anterior. Os alunos que alcançam o 1º, 2º e 3º lugares são premiados.

 

Olimpíada FB de Redação:
Este concurso tem por objetivo desenvolver a capacidade linguística e textual de nossos alunos, assim como estimular a criatividade e o espírito competitivo, através da linguagem escrita.

OLA:
Em tempos de games e outros atrativos tecnológicos, a aula de OLA – Oficina de linguagens artísticas – tem uma função tão importante quanto a dos outros conhecimentos no processo de ensino e aprendizagem. A educação em Arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção da estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas. Cada movimento, expressão ou recorte de papel constitui-se num direito que a criança tem de conhecer o mundo, expressar seus sentimentos sem a fala, mostrar como pensa, como se sente e como se vê.
A Arte solicita a visão, a escuta e os demais sentidos como portas de entrada para uma compreensão mais significativa das questões sociais. O ser humano que não conhece Arte tem uma experiência de aprendizagem limitada, escapa-lhe a dimensão do sonho, da força comunicativa, da sonoridade , das criações musicais, das cores e formas, dos gestos e luzes que buscam o sentido da vida.
E é a partir desse foco que as aulas de OLA são planejadas. A cada ano são apresentadas várias possibilidades da expressão artística, seja através da música, das encenações teatrais, das diferentes técnicas e recursos, assim como da descoberta e apreciação das obras e biografias de artistas plásticos, de nossa cultura e de outros países também. Venha para o Faria Brito e mergulhe no mundo das Artes conosco.

Cubo Mágico:
Raciocínio lógico e análise combinatória.
Os jogos envolvendo assuntos matemáticos constituem uma importante ferramenta para o desenvolvimento da capacidade lógica dos alunos.
Eles contribuem na elaboração de ideias, construção de estratégias e tomada de decisões que visam atingir os resultados esperados.
Além de auxiliar o desenvolvimento do raciocínio lógico, a atividade envolve concentração, paciência e melhora a observação.
O cubo mágico, utilizado como brinquedo pedagógico, estimula a participação dos alunos, desinibindo os mais tímidos e promovendo uma maior interação social.

Projeto literário “Conta outra vez?”
Há mais de cinco anos, desenvolvemos com os alunos da Educação Infantil o projeto literário “Conta Outra Vez?”, porque entendemos que a contação de histórias é um dos meios valiosos para o desenvolvimento das práticas educativas com crianças pequenas. Alguns dos objetivos pretendidos com o projeto literário são: estimular a criatividade; a imaginação; desenvolver a linguagem oral; escrita e visual. Incentivar o prazer pela leitura, promovendo o senso crítico, as brincadeiras de faz de conta, valores e conceitos que colaboram na formação da personalidade da criança e que propiciam o envolvimento social e afetivo.
A partir do projeto, criamos situações nas quais os alunos possam atuar como “leitores”. Aproximamos as crianças de diferentes gêneros literários e abrimos espaços para que demonstrem suas impressões verbalizando, discutindo e ilustrando.
“Ouvir histórias permite às crianças ampliar o repertório cultural, aumentar a familiaridade com a língua, desenvolver o comportamento leitor e iniciar o processo de alfabetização”. Revista Nova Escola.
Quem não lê não sabe o que está perdendo, e passar às crianças o gosto pela leitura é uma das melhores coisas que podemos fazer! Apesar de vivermos num mundo tecnológico, as crianças amam ouvir histórias! O projeto literário “Conta Outra Vez?” favorece novas descobertas através das histórias que ajudam as crianças a organizarem seu mundo, uma vez que apresenta um universo, um recorte da realidade com início, meio e fim.
“Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever, inclusive a própria história”. Bill Gates.

Projeto Code Comet programação
O Code Comet é um sistema de ensino de Ciência da Computação para crianças e jovens. Nossa metodologia estimula o desenvolvimento de novas competências, como confiança criativa, pensamento crítico e raciocínio lógico através de atividades analógicas, digitais e projetos práticos de lógica e programação.
Saber programar computadores é libertador, dá autonomia e potencializa o ser humano em qualquer carreira profissional que ele siga.

CLOSE
CLOSE