Tarefa de casa na Educação Infantil

Tarefa de casa na Educação Infantil

23 out Faria Brito

Simone Henriques

Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil

É muito comum, nas visitas de responsáveis que pesquisam escolas para seus filhos para a Educação Infantil questionarem a respeito das atividades, currículo, formação das professoras e, também, sobre tarefas de casa. Pode parecer precoce tal argumento, mas nessa faixa etária, principalmente a partir dos 4 anos, o importante e o propósito principal deste trabalho é desenvolver a responsabilidade e autonomia, valorizando a criação de cada criança.

Nessa faixa etária não é necessário que sejam enviadas todos os dias a tarefa. O objetivo maior é que a criança dê conta sozinha da atividade, mas sempre com a supervisão de um adulto. Nesse momento, a participação do responsável é fundamental, pois ler os comandos e opinar sobre sua execução torna um espaço de troca e conhecimento do que realmente seu filho está aprendendo.

As tarefas são elaboradas a partir dos conceitos trabalhados e sistematizados em sala de aula. Isso é fundamental para que quando a criança chegue em casa tenha total autonomia para realizá-las.

Na Oficina da Criança, a partir da Oficina 3, nossos alunos adoram as atividades enviadas para casa. Assim que retornam a correção é feita na rodinha, de forma coletiva, onde cada aluno apresenta a sua tarefa, verbalizando o que aprendeu. Com isso, todos ampliam seus conhecimentos e, também, o vocabulário.

Nos nossos Encontros de pais sempre damos algumas dicas para tornar o momento da realização da tarefa de casa um prazer em família.

  • O espaço ideal deve ser tranqüilo, claro, arejado e, de preferência, ambientado para que a atenção da criança se volte para as tarefas de casa.
  • Deixe sempre à mão: revistas, livros, jornais, tesouras, cola, lápis variados, papéis diversos etc.
  • Deixe seu filho dar asas à criatividade!

Participe da vida escolar de seu filho, apreciando suas produções, incentivando suas criações e evitando comparações entre coleguinhas, irmãos ou parentes.

Postado em Artigos
CLOSE
CLOSE