Educação Infantil

A prática pedagógica da Educação Infantil se dá através de um ambiente acolhedor, estimulante e seguro, dentro de uma abordagem sociointeracionista, com uma prática curricular norteada pela BNCC. Em nossa Escola acreditamos que cada aluno é um ser único e deva ser reconhecido e respeitado em suas singularidades entendendo, entretanto, que faz parte de um grupo social e neste deve interagir e colaborar de forma respeitosa com seus pares.
Nossa equipe é formada por professores experientes, que trabalham como mediadores ativos no processo de ensino-aprendizagem estimulando seus alunos, a saber, pensar, fazer, ser e conviver, pesquisar, questionar, experimentar e construir o pensamento, preparando-os para as grandes transformações da atualidade.
Além das atividades pedagógicas oferecidas aos alunos pela professora de turma, nossas crianças contam ainda com atividades extras que complementam as atividades desenvolvidas, que acontecem em salas específicas, com o objetivo de ampliar as aprendizagens, por isso fazem parte da rotina das turmas:

Aula de Psicomotricidade: aula semanal para todos os segmentos, que tem como objetivo propor atividades psicomotoras através da metodologia Aucouturier desenvolvidas por psicomotricistas;

Aula de Música: aula semanal para todos os segmentos, tendo como objetivo desenvolver o processo de conscientização do universo sonoro, estimulando a escuta, tornando-a sensível e crítica. Um processo que envolve percepção, discriminação e memória auditivas;

Aula de Ciências Naturais: aula semanal que tem como objetivo de desenvolver habilidades e trazer o conhecimento científico e consciência crítica do mundo natural através de experimentos e exploração da natureza à sua volta;

Aula de Inglês: aulas diárias com o objetivo de desenvolver aprendizado, autonomia e o uso do inglês de maneira natural;

No ambiente escolar disponibilizamos diferentes espaços onde os alunos podem exercitar suas inteligências e criatividade, explorando o meio à sua volta através dos sentidos e do movimento, desenvolvendo a convivência de maneira harmoniosa:

Sala de psicomotricidade: espaço seguro, onde as crianças brincam livremente, com materiais transformáveis como: blocos coloridos de espuma, tecidos, cordas entre outros, com o objetivo de favorecer o desenvolvimento infantil, dentro da Prática Psicomotora Aucouturier;

Sala de inglês: espaço alternativo para as aulas de inglês, onde ficam materiais, jogos e mobílias preparadas para o ensino da segunda língua;

Sala de vídeo: espaço equipado com multimídia, utilizado para uso de trabalhos complementares da sala de aula;

Quadra poliesportiva: espaço usado nas aulas de Educação Física (somente para alunos do Pré 2), práticas esportivas e eventos;

Sala de artes: espaço adequado para atividades de artes plásticas e experimentos realizados com o professor de Ciências Naturais;

Areal: caixa de areia usada para atividades livres, organizadas pelo professor de turma (não está sendo usada em decorrência da pandemia);

Horta: espaço usado para práticas de plantio e colheita, cuidado do solo, acompanhados pelo professor de Ciências Naturais;

Playground: espaço com brinquedos para os momentos de brincadeiras livres;

Área livre arborizada: área utilizada para brincadeiras, contação de histórias, piqueniques, dentre outras atividades dirigidas pelos professores.

Característica dos diferentes segmentos da Educação Infantil:

BERÇÁRIO

A Infância é o período inaugural na vida do ser humano e, precisa ser tratado com sensibilidade, acolhimento e escuta. No berçário, entrelaçamos o cuidar e o educar com equilíbrio, oferecendo um ambiente propício às experiências e investigações, valorizando movimento livre na construção da autonomia motora, fortalecendo a criança em suas infinitas aprendizagens.
Os espaços são planejados e organizados, visando garantir o pleno desenvolvimento dos nossos bebês, com um olhar atento às necessidades, garantindo a qualidade no atendimento através do diálogo, afeto e escuta atenta de nossas educadoras e coordenação pedagógica.
Nossa rotina diária é tratada como currículo:
Brincar, comer, dormir, trocar a fralda, tomar banho fazem parte da vida cotidiana dentro do espaço coletivo.

MATERNAL 1

Uma escola de Infância que valoriza a cultura de infância e o protagonismo!
No maternal 1 as crianças descobrem o mundo por meio do movimento e das múltiplas linguagens, em um contexto propicio, com tempo de acolhimento e espaço para o “brincar”, com uma abordagem que preza a liberdade dando à criança pertencimento, ao valorizar as suas descobertas e potencialidades, em plena fase sensório-motor.

MATERNAL 2

No maternal 2 as crianças estão elaborando novas possibilidades no “brincar”, entrando na fase pré- operatório ao experimentar, interpretar e participar dos espaços sociais – individual e o coletivo, a relação consigo mesmo e com o outro que se constrói na rotina. É no brincar que a criança está inteira, entrelaçando contextos entre a fantasia e o real ela lida com os sentimentos, com seus medos e alegrias, ela entra e sai de diferentes papéis e assim se desenvolve e percebe-se como única através do reconhecimento do outro.

PRÉ 1

No Pré 1 nossa proposta pedagógica entrelaça currículo e vida cotidiana, as crianças descobrem e interpretam o mundo. Os projetos são pensados de forma a propiciar a leitura de mundo, aproximando nossos alunos dos eixos pedagógicos reflexivos, oportunizando o pensar, criar hipóteses e ideias de valores, arriscar, entre outras aprendizagens onde aprendem e apreendem os conceitos com autonomia e criatividade dentro da fase pré-operatório. O mundo letrado já ganha significado e as primeiras hipóteses já começam ser experienciadas.

PRÉ 2

No Pré 2 desvendar o mundo da escrita é a missão dessa turma! As crianças desse segmento elaboram suas hipóteses sobre a escrita a cada atividade proposta, descobrindo este universo com o prazer. Os eixos de trabalho referenciam à prática por projetos em nossa Educação Infantil.

Ao longo do ano, desenvolvemos Projetos Pedagógicos que têm a culminância nos eventos:

Projeto Pedagógico: a cada ano a Equipe de Professores e Coordenação Pedagógica elege um tema para ser o assunto norteador do trabalho pedagógico ao longo do ano letivo;

Festa da Família: toda a família é convidada para desfrutar uma manhã de sábado, onde são preparadas atividades que envolvem pais e filhos;

Festa Junina: evento dividido em dois momentos: apresentação dos alunos aos familiares de danças tradicionais da nossa cultura brasileira e momento interno de brincadeiras dos alunos nas barracas, acompanhados por seus educadores. A atividade acontece em um dia de aula comum;

Encontro Cultural: um sábado de cultura e informação. É o momento de troca de aprendizagens dos projetos pedagógicos desenvolvidos por toda escola;

Olimpíada Esportiva: durante uma semana os alunos participarão de atividades esportivas, coordenadas pelas professoras de Educação Física e Psicomotricidade;

Projeto Literário “Conta Outra Vez?”: projeto que promove o desenvolvimento do gosto pela leitura através da contação de história. O projeto acontece no formato de roda de leitura, seguindo quinzenalmente para casa um livro escolhido pelo aluno no baú de história da sua sala.

Na Educação Infantil a avaliação acontece a partir da observação diária do professor de seu grupo de alunos, garantindo sempre os seis direitos apontados pela BNCC (conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se). Bimestralmente, acontecem as Reuniões de Pais, onde os responsáveis recebem o Relatório de Avaliação do desenvolvimento do aluno, assim como são informados sobre o trabalho desenvolvido com o grupo ao longo daquele período.

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin