Proposta Pedagógica

Ensino Fundamental 1

Ensino Fundamental 1, séries iniciais, desenvolve o trabalho com alunos do 1º ao 5º ano. 

Baseando nosso fazer pedagógico dentro de uma abordagem sociointeracionista, valorizamos as atividades em grupo e o relacionamento interpessoal, na crença que o desenvolvimento do indivíduo acontece do social para o individual.  

Nossa equipe é formada por professores experientes, que trabalham como mediadores ativos no processo de ensino-aprendizagem, e não apenas detentores do saber. Nossos alunos têm a oportunidade de trocar experiências e mostrar suas vivências, sendo incentivados  a participar  ativamente na busca pelo conhecimento.  

Nosso currículo é norteado pela BNCC, oportunizando aos alunos desenvolverem as habilidades e competências demandadas na formação de indivíduos. Nós, do Faria Brito, esperamos que nossos alunos saibam não apenas dominar conteúdos, mas que se desenvolvam como verdadeiros cidadãos, construindo seu saber com autonomia, tornando-se indivíduos criativos, proativos e protagonistas de suas vidas acadêmicas.  

Além dos componentes curriculares obrigatórios, como Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências e Língua Inglesa, nossas crianças contam ainda com atividades extras que complementam as atividades desenvolvidas, com o objetivo de ampliar as aprendizagens. Por isso, fazem parte da rotina das turmas do Ensino Fundamental I – 1º ao 5º ano: 

Educação Física: momento privilegiado de trabalho com o corpo, sob a supervisão de um profissional especializado. A experiência corporal favorece o autoconhecimento, amplia as possibilidades de expressão, fortalece a autoconfiança, a autoestima, a participação, o respeito às diferenças, a autosuperação, a cooperação, o entendimento de regras, entre muitas outras possibilidades motoras, cognitivas, afetivas e sociais indispensáveis à formação dos alunos.    

Música: uma aula semanal para as turmas do 1º ano, tendo como objetivo oportunizar ao aluno o acesso à música enquanto arte, linguagem e conhecimento. No 2º ano há as aulas de flauta.    

Oficina de Linguagem Artística (OLA): a linguagem artística possibilita múltiplas leituras e amplia o olhar sobre a realidade. O foco será sobre alguns artistas que “pintaram a nossa história”, permeando todo o trabalho com a linguagem musical.   

Robótica: acontecem aulas semanais, com um professor especializado e capacitado continuamente pela equipe de profissionais da LEGO® ZOOM. Buscamos com a robótica o desenvolvimento da criatividade, das relações entre as pessoas, o trabalho em equipe, o desenvolvimento da memória, das múltiplas linguagens, da atenção, percepção, emoção, entre muitas outras possibilidades.    

Projeto OPEE de Educação Socioemocional (do 2º ano ao 5º ano): acontece uma vez por semana, utilizando dinâmicas, vídeos, músicas, entre outras atividades, quando discutimos temas como valores, ética, respeito, consumo consciente, empreendedorismo, na intenção de construirmos juntos crianças mais responsáveis, íntegras e envolvidas com a qualidade de vida e do meio ambiente. Inspirar as novas gerações a sonharem com um mundo mais humano e mais justo, mais fraterno e mais feliz e a se comprometerem com projetos de vida nobres, que são positivos para si e para os demais.   

Laboratório de Ciências: atividades práticas, desenvolvidas por um professor especialista, que enriquecem as descobertas feitas nas aulas de Ciências.     

No Faria Brito, entendemos que a avaliação é processual, ou seja, acontece durante todos os momentos com nossos alunos, tanto em relação aos trabalhos realizados na escola, como nas tarefas feitas em casa, entre outras atividades. A cada proposta, percebemos o envolvimento e o desenvolvimento em relação as suas aprendizagens, repensando nossas estratégias, planejando e reestruturando nossa mediação.    

Entendemos que os alunos devem ser avaliados de forma quantitativa, através de Verificações de Aprendizagem (VAs) e Prova Bimestral, e de forma qualitativa, com a Avaliação Qualitativa.   

Além disso, desenvolvemos anualmente projetos pedagógicos que têm a culminância nos eventos. 

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin