O trabalho busca obter um olhar atento para o ambiente ao entorno, sendo capaz de identificar as diferentes características e interações entre os seres vivos e não vivos do território que habitamos.
A partir do acompanhamento do desenvolvimento das plantas na horta, conseguimos observar as diferentes etapas do ciclo de vida vegetal, como a produção de folhas, flores, frutos e sementes. Os nossos sentidos são grandes aliados para esse olhar mais atento; um canteiro com ervas com diferentes cheiros, texturas, sabores e cores aguça a curiosidade das crianças, fazendo com que elas se apropriem cada vez mais do espaço e passem a compreender seus ciclos. (Saiba mais)
O canteiro das minhocas é uma ótima oportunidade de voltarmos a ter uma relação próxima com a terra e com os animais que ali vivem. Buscamos mostrar que não procede a ideia de que a terra e o que vem dela são sujos, quando na verdade são nossas fontes de alimentação e de sobrevivência.
Cuidamos e preservamos apenas aquilo que conhecemos e temos relações. A criação de vínculos sinceros com o meio ambiente em que vivemos nos torna seres questionadores e com uma maior consciência ambiental.